You are currently viewing Novembro Azul – HCAA

Novembro Azul – HCAA

Conhecido como “Novembro Azul” o movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem será intensificado em Campo Grande – MS com a campanha do HCAA que realizará gratuitamente exames PSA (sangue) em homens na faixa dos 50 aos 75 anos. Os interessados poderão vir ao hospital a partir desta segunda-feira (08/11/21), em jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h, e fazer o exame. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 6h. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A previsão é de 65.840 novos casos desse tipo no País, e em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.240 casos novos desta neoplasia. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%.

Próstata

Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozóides. Ela é um órgão muito pequeno (formato de castanha) e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer de próstata

É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

Deixe um comentário